Nesta quarta-feira (02), os profissionais da educação de Ilhéus comemoraram o recebimento dos Precatórios do FUNDEF, após uma longa batalha marcada por divergências entre as entidades APPI e ADIPAAPHE, mediadas pela Prefeitura, que foi essencial para o desfecho positivo. Além disso, o governo de Mário Alexandre assegurou o pagamento de 60% dos juros desses precatórios, o dobro do percentual comumente recomendado de 30%.
“Ilhéus é o único município que paga 60% dos juros dos precatórios do FUNDEF, garantindo os direitos dos profissionais da educação, incluindo os aposentados e herdeiros. Estamos fazendo justiça e reconhecendo o esforço de quem tanto contribuiu para a educação das nossas crianças e o futuro da nossa cidade”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Os precatórios do FUNDEF referem-se a valores devidos pela União a estados e municípios devido à falta de complementação de recursos, sendo que 60% são destinados ao pagamento de salários atrasados dos profissionais da educação. Em muitos municípios, apenas 30% desse montante é repassado aos trabalhadores, mas em Ilhéus, foi assegurado o pagamento integral dos 60%. Têm direito a receber os valores os profissionais da educação básica que estiveram em atividade entre 1998 e 2006.
Além de fazer justiça aos trabalhadores, essa medida fortalece a economia local, com mais de 50 milhões de reais sendo injetados no comércio e serviços de Ilhéus. O impacto será sentido nas famílias dos profissionais beneficiados, bem como em toda a cidade, promovendo ações que trazem melhorias reais para a comunidade.
acompanhe-nos no Instagram @vilela_24hsofc
