Ilhéus recebe novos microscópios para intensificar guerra contra a dengue e doença de Chagas

🔬 Reforço no combate às endemias! Os Agentes de Endemias de Ilhéus agora contam com dois novos microscópios que vão fortalecer o enfrentamento à dengue, zika, chikungunya e à doença de Chagas. A entrega dos equipamentos aconteceu nesta quarta-feira (28) e representa mais um passo da atual gestão no cuidado com a saúde pública.

Um dos microscópios será utilizado para examinar larvas do mosquito Aedes aegypti, enquanto o outro auxiliará na identificação do triatomínio, conhecido como “barbeiro”. Esses insetos são transmissores de doenças graves que, se não forem combatidas com agilidade e precisão, podem trazer sérios riscos à população.

Roberto Almeida, coordenador de campo do combate às endemias, destacou a importância da aquisição:

“Esses dois microscópios são muito importantes: um é para examinar a larva do mosquito e o outro para examinar o triatomínio. Já havia muitos anos que vínhamos solicitando esses equipamentos. A última vez foi em 2020, e, graças a Deus, este ano, em apenas 5 meses da atual gestão fomos contemplados.”

A secretária de Saúde, Sonilda Mello, também celebrou:

“Esse investimento vai melhorar muito a qualidade da assistência prestada pelos agentes de endemias. É mais uma vitória do governo Valderico Júnior, que tem priorizado melhores condições de trabalho para garantir um atendimento mais eficiente à nossa população.”

Além da aquisição dos microscópios, a Prefeitura já iniciou a implantação dos pits (postos de informação e triagem), ampliando a vigilância também para a doença de Chagas, que passa a ser monitorada com mais precisão.

Com isso, a Prefeitura de Ilhéus fortalece seu compromisso com a prevenção, controle e vigilância das doenças endêmicas, promovendo mais saúde e segurança para quem vive na cidade.

📸 imagem reprodução

Marca alguém que precisa ver essa conquista

Related Articles