A política baiana perdeu nesta quarta-feira (20) um dos seus nomes mais atuantes: Everaldo Anunciação, vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, faleceu em Salvador após complicações de um procedimento cirúrgico. A informação foi confirmada por familiares e rapidamente ganhou repercussão nos meios políticos.
Ex-vereador de Itabuna, Everaldo presidiu o diretório estadual do PT na Bahia por vários anos e foi candidato a vice-prefeito de Ilhéus em 2020. Em março de 2025, assumiu o cargo de vice-presidente nacional da sigla, sucedendo o senador Humberto Costa, que ocupava interinamente a presidência.
Reconhecido pela articulação política, firmeza ideológica e forte atuação em movimentos sociais, Everaldo era lembrado com respeito por aliados e militantes, que destacam sua trajetória de luta em defesa das causas populares e do fortalecimento do partido.
A notícia da sua morte mobilizou importantes lideranças da política baiana e nacional. Mensagens de pesar e solidariedade se espalharam pelas redes sociais e canais oficiais do PT, ressaltando sua contribuição para o cenário político. O dirigente estava internado em Salvador, onde faleceu logo após o procedimento médico.
