Brasil se declara livre da gripe aviária e corre para retomar exportações

Imagem: reprodução

O Brasil acaba de recuperar um status importante no cenário internacional: está oficialmente livre da gripe aviária em granjas comerciais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o fim do vazio sanitário — período sem registro da doença — e declarou o país livre do vírus após 28 dias sem novos focos.

O único caso em área comercial foi registrado em Montenegro (RS), em 16 de maio. Após desinfecção da granja e o cumprimento rigoroso dos protocolos sanitários, o vazio teve início no dia 22 de maio e foi encerrado agora, sem nenhuma nova ocorrência.

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário”, afirmou o ministro Carlos Fávaro. Ele reforçou que o Brasil seguiu todos os protocolos internacionais e que o foco foi contido com total transparência e eficiência.

A partir de agora, o governo vai comunicar oficialmente os países que impuseram restrições temporárias à carne de frango e outros produtos avícolas brasileiros, visando reabrir os mercados o mais rápido possível.

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, destacou: “Chegamos ao fim do vazio sanitário e isso fortalece a credibilidade do nosso sistema. É um passo fundamental para a normalização das exportações”.

Related Articles

Sair da versão mobile