
Uma das operações mais intensas da história do Estado do Rio de Janeiro foi deflagrada nesta madrugada pela segurança estadual contra o Comando Vermelho em duas grandes favelas da Zona Norte o Complexo do Alemão e o Complexo da Penha.

Mais de 2.500 agentes especiais e policiais foram mobilizados para cumprir cerca de 100 mandados de prisão. A resistência armada da facção foi intensa segundo autoridades, drones com explosivos foram usados, barricadas foram erguidas e houve confrontos nos dois polos da ação.
Até o momento, a cifra oficial aponta para ao menos 60 mortes, entre essas quatro policiais, o que torna o episódio o mais letal já registrado no estado em operações semelhantes. A série de prisões soma mais de 80 detidos, mas o número exato pode subir conforme novas diligências.

Moradores relataram pânico absoluto com os tiroteios, veículos blindados nas ruas e transporte público paralisado. Escolas também tiveram que suspender aulas. A cidade viveu um cenário de guerra urbana.
O governador do Estado reforçou o pedido para que as Forças Armadas sejam acionadas, classificando a situação como “uma guerra que vai além da segurança urbana”.

