A movimentação foi intensa na Praça J. J. Seabra, no centro de Ilhéus, nesta terça-feira (29). A Secretaria de Saúde levou para a porta da Câmara de Vereadores uma Ação Integrada com serviços essenciais de saúde e o resultado foi fila, atendimento e muitos elogios da população. A ação continua nesta quarta-feira (30), das 9h às 16h.

A proposta é simples, mas eficaz: oferecer serviços como vacinação, testagem de doenças, aferição de pressão, glicemia e orientações de saúde diretamente no centro comercial da cidade, alcançando principalmente quem não consegue ir a uma unidade de saúde durante a semana.

“Estamos trazendo os serviços de saúde para mais perto da comunidade, especialmente dos trabalhadores do comércio e das pessoas que circulam pelo centro. É uma estratégia para alcançar quem tem rotina corrida”, explicou Walkiria Cardeal, técnica da Rede de Frio da Imunização.

A atividade é promovida pela Vigilância em Saúde, com apoio de professores da UESC e alunos de faculdades públicas e privadas. Muitas das professoras envolvidas também atuam como enfermeiras no município, reforçando o vínculo entre ensino e atendimento à população.

Durante a terça-feira, foram ofertadas doses da vacina contra a influenza liberada para toda a população acima de seis meses além de testagens rápidas e orientações por meio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). A ideia, segundo a Secretaria, é repetir a dose mais vezes ao longo do ano.

“Essa é a primeira ação integrada, mas queremos expandir e incluir novos serviços, como exames e atendimentos da atenção básica. É uma forma de acolher e cuidar da população com mais proximidade”, completou Walkiria.

Quem passou por lá aprovou.

Simone Crispina, dona de casa: “Estava passando por aqui, vi a ação e aproveitei para me vacinar. Vou viajar e quero estar protegida.”

Márcia Rita Nascimento, também dona de casa, foi direta: “Uma ação maravilhosa, que acolhe o povo. Vacinação é saúde.”

Adriano dos Santos, auxiliar de serviços, reforçou a importância da acessibilidade: “Ouvi falar da ação pelos meios de comunicação e vim me vacinar. Estava sem tempo de ir ao posto.”

A expectativa é que esse tipo de ação se torne mais frequente e alcance outros pontos da cidade.

📸 imagem reprodução

Related Articles