Goiás entra na guerra: Caiado oferece tropas à operação do Rio contra o crime

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, surpreendeu ao colocar as forças de segurança do estado à disposição da megaoperação que ocorre nos complexos do Rio de Janeiro. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele parabenizou o governador do Rio, Cláudio Castro, e afirmou: “receba o apoio das forças de segurança do estado de Goiás”. 

Apesar de anunciar o auxílio, Caiado ainda não detalhou como esse apoio será oferecido quantos policiais irão, que tipo de apoio logístico ou operacional será feito ou se haverá formalização de cooperação interestadual. 

A operação no Rio, que já registrou mais de 130 mortes segundo balanço divulgado, foi elogiada por Caiado como uma “ação de peito aberto, com coragem, na raça”, segundo suas palavras. 

Do ponto de vista estratégico, o movimento marca um aprofundamento da cooperação entre estados no combate ao crime organizado. O apoio goiano chega num momento em que o crime no Rio parece exigir reforço além dos quadros locais o que abre a discussão sobre se esse é um modelo de “exportar” forças de segurança para outras regiões ou se torna um risco de deslocamento de recursos internos de um estado para outro.

Em resumo: Goiás entrou no palco da guerra antirradical do crime carioca. Resta acompanhar como isso será operacionalizado e se estados aceitarão essa “ajuda fraterna” como padrão ou apenas caso pontual.

Related Articles