
Grupo de trabalho foi criado para elaborar levantamento de vagas, estudar impacto financeiro e preparar edital do certame.
A Prefeitura de Ilhéus instituiu, por meio de decreto publicado em 16 de outubro, um grupo de trabalho destinado a avaliar a viabilidade de realização de concurso público para preenchimento de cargos permanentes o primeiro em aproximadamente dez anos.
A comissão interdepartamental reúne representantes da Casa Civil, do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria-Geral do Município, e das secretarias de Gestão, Fazenda e Orçamento. A missão é clara: levantar as necessidades reais de quadro de pessoal, analisar o impacto financeiro das futuras contratações e verificar a compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
O edital do TAC assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público da Bahia prevê a efetivação de concurso como parte de compromisso para assegurar transparência e organização na administração municipal.
Caso todas as etapas estejam concluídas em tempo, o certame poderá ser realizado em 2026 marcando, na prática, o primeiro concurso do município desde 2016.
O decreto ainda abre a possibilidade para que a comissão convoque especialistas, órgãos de controle e outras entidades públicas para contribuir com o processo, o que sinaliza um esforço de política de pessoal mais técnica e estruturada.
Para os servidores temporários, contratados e para a população em geral, o anúncio representa uma combinação de expectativas: por um lado, a chance de ingresso em novo concurso; por outro, a necessidade de aguardar o trâmite legal e orçamentário para que a medida seja efetivada.
