Jerônimo anuncia pagamento de 40% dos precatórios e abono extraordinário para professores da rede estadual da Bahia

📸 imagem: reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta sexta-feira (12) que vai liberar 40% dos precatórios de 2025 para professores da rede estadual da Bahia, em uma parcela prevista para sair ainda em setembro. O valor é de aproximadamente R$ 1,74 bilhão, e deve beneficiar mais de 87 mil profissionais do magistério, entre ativos, aposentados e herdeiros de servidores falecidos. 

Além disso, foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que prevê o pagamento de um abono extraordinário para toda a categoria professores, coordenadores pedagógicos que estão na folha estadual da Educação e da Previdência (Suprev). 

O abono é uma medida de reconhecimento e justiça, segundo o governo, para compensar parte das perdas históricas ou falta de repasses do FUNDEF no período de 1998 a 2006. 

O benefício depende da aprovação do projeto pela ALBA. Caso seja aprovado, o governo estima que em até 10 dias após aprovação o pagamento será feito via folha suplementar. 

Esta nova parcela é parte de um processo que será dividido em três fases, com outras duas previstas para 2026 e 2027. 

Com isso, os professores esperam que essa medida alivie a espera histórica pelos valores, reconheça o trabalho da categoria e reforce a confiança no cumprimento de direitos educativos.

Related Articles

Sair da versão mobile