Biscoito maisena, macarrão instantâneo, frango empanado e hambúrguer à base de plantas estão entre as categorias que apresentaram resíduos de agrotóxicos; confira as marcas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou, nesta quarta-feira (22), uma pesquisa que aponta a presença de agrotóxicosem diversos alimentos ultraprocessados consumidos com frequência pelos brasileiros. Foram analisadas amostras de 24 itens produzidos no País. Entre eles, metade continha resíduos de agrotóxicos em sua composição. O resultado é da terceira edição do estudo “Tem Veneno Nesse Pacote”, desenvolvido pela instituição. Neste volume, o destaque foi para os produtos com apelo infantil, como o biscoito maisena, macarrão instantâneo e bebida láctea sabor chocolate.
O estudo foi feito em laboratório, onde o Idec utilizou um tipo de teste capaz de detectar resíduos de até 563 agrotóxicos diferentes. Com ele, foram analisados ultraprocessados de oito categorias, com foco nos três produtos mais vendidos de cada uma. As seguintes categorias foram alvos da análise:
- Macarrão instantâneo
- Biscoito maisena
- Presunto cozido
- Bolo pronto sabor chocolate
- Sobremesa petit suisse sabor morango
- Bebida láctea sabor chocolate
- Hambúrguer à base de plantas
- Empanado à base de plantas com sabor de frango.
Ao final do estudo, 12 dos 24 produtos observados apresentaram resíduos de agrotóxicos. Deles, os alimentos da categoria “biscoito maisena” apresentaram o maior número de resíduos. Como resultado geral, os campeões em agrotóxicos dessa edição foram:
Em primeiro lugar, com quatro tipos de agrotóxicos diferentes em cada amostra:
- Biscoito maisena Marilan
- Biscoito maisena Triunfo
Empatados, em segundo lugar, com resíduos de três agrotóxicos diferentes:
- Hambúrguer à base de plantas Sadia
- Empanado à base de plantas sabor frango Seara
- Macarrão instantâneo Nissin
- Macarrão instantâneo Renata
- Bolo pronto sabor chocolate Ana Maria
E, na terceira posição, com resquícios de dois agrotóxicos:
- Empanado à base de plantas sabor frango Sadia
Além disso, foi identificada a presença de um tipo de agrotóxico nos seguintes produtos:
- Hambúrguer à base de plantas Fazenda Futuro
- Empanado à base de plantas sabor frango Fazenda Futuro
- Presunto cozido Aurora
- Bolo pronto sabor chocolate Panco
- Bebida láctea sabor chocolate Pirakids
Apenas a categoria “sobremesa petit suisse sabor morango” não apresentou resíduos de agrotóxicos em nenhuma das amostras analisadas — o que não quer dizer que não há contaminação.
Outro destaque do estudo é para a farinha de trigo. Encontrada tanto na crosta dos empanados, quanto no biscoito maisena e macarrão instantâneo, ela é um ingrediente com alta prevalência de contaminação por agrotóxicos, como já havia sido apontado na análise do segundo volume do “Tem Veneno Nesse Pacote”.
Reprodução: estadão
