Nova técnica contra câncer de mama, que congela o tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

Foto: divulgação

Uma esperança promissora, principalmente para a saúde das mulheres. Uma técnica de congelamento do tumor, testada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), teve 100% de eficácia contra o câncer de mama em testes iniciais. O tratamento, que começou em Israel e já é utilizado em países como EUA e Japão, tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas como o procedimento ainda não é coberto pelos planos de saúde ou oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS), é pouco realizado no Brasil.

O estudo na Unifesp é a primeira pesquisa com o congelamento na América Latina. Trabalhos do tipo ajudam a comprovar a eficácia do tratamento e podem ampliar o seu acesso na rede pública e privada.

A técnica, chamada de crioablação, foi testada no dia 13 de janeiro na Unidade Diagnóstica do ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp). É a primeira vez que uma instituição pública do país conduz o tratamento. Ele é minimamente invasivo e consiste na aplicação na mama de nitrogênio líquido para gerar temperaturas extremamente baixas e congelar e destruir as células cancerígenas.

“Inserimos, por meio de uma agulha, o nitrogênio líquido a uma temperatura de cerca de 140 graus negativos na região afetada, o que forma uma esfera de gelo, destruindo o tumor.

A incisão deixada pela agulha é igual ou até menor à própria biópsia realizada pela paciente”, disse Afonso Nazário, professor da Unifesp responsável pelos testes com a técnica.

Uma das vantagens da crioablação é que ela pode ser feita em ambulatório com anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar. Além disso, a técnica é indolor, tem alto grau de precisão e é realizada rapidamente.

O protocolo é aplicado em pacientes com tumores menores de 2,5 centímetros e que têm indicação primária de cirurgia.

Via:extraglobo

Related Articles