
A formação de um ciclone próximo à costa baiana deixa mais de 90 municípios sob risco de chuvas fortes e ventos intensos, segundo o meteorologista Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O fenômeno, gerado por um centro de baixa pressão, provoca ventos que aumentam a intensidade das precipitações na região.
De acordo com o g1, o ciclone se formará no oceano e poderá causar ventos de até 100 km/h no sul da Bahia, no Vale do São Francisco e no oeste do estado. Nessas áreas, o acumulado de chuva pode alcançar 100 mm por dia, com potencial para alagamentos e outros transtornos.
A capital Salvador e a região metropolitana também sentirão os efeitos do fenômeno, mas de forma menos intensa. As chuvas devem começar neste sábado (23), aumentando de intensidade entre domingo (24) e segunda-feira (25), quando boa parte do estado ficará sob tempo nublado e precipitações moderadas a fortes, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as atualizações climáticas e adotar medidas preventivas nas áreas de risco.
